home

Bauru-SP, Sábado, 28 de Março de 2020

Utilidades - O verdadeiro sanduíche Bauru

HISTÓRIA DO SANDUÍCHE BAURU

 


No ano de 1931, Casimiro Pinto Neto, bauruense, ingressou na Faculdade de Direito da USP no Largo do São Francisco, em São Paulo-SP. Orgulhoso de sua cidade natal, sempre foi conhecido pelos colegas como "Bauru".



Juntamente com seus contemporâneos (estudantes, artistas e intelectuais), freqüentava o restaurante "Ponto Chic", no Largo do Paissandu. Muitas são as histórias relacionadas ao Ponto Chic, passando por Madame Fifi com suas francesas nos altos do mesmo prédio, assembléias de estudantes da Faculdade São Francisco, MMDC e a revolução de 32, a invenção do sanduíche mais famoso do Brasil - O BAURU, as discussões políticas, o futebol, a Gazeta Esportiva, o basquete, negociação de craques, chegando a idéias, textos e composições inspiradas pelo ambiente. Até os dias de hoje o Ponto Chic mantém sua tradição de oferecer aos clientes, em sua forma original, o sanduíche mais famoso do Brasil - O "BAURU" (PONTO CHIC, 2006).

 

Numa noite, em 1934, procurou apressadamente, o cozinheiro do restaurante (Sr. Carlos), e "ditou" a receita do sanduíche: pão francês sem miolo, uma porção de queijo derretido em banho-maria, fatias de roastbeef, rodelas de tomate e pepino em conserva (picles).



Segundo Casimiro, essa receita incluía os elementos básicos de um lanche equilibrado em albumina, proteína e vitamina, conforme havia lido em um livreto de alimentação para crianças, da Secretaria de Educação e Saúde, escrito pelo Ex-prefeito Wladimir de Toledo Pisa, também freqüentador do Ponto Chic.

Quando estava comendo o segundo sanduíche, "Quico" (Antônio Boccini Jr.), um amigo que era muito guloso, pegou de sua mão um pedaço do sanduíche e gostou. Aí, pediu ao garçom, um descendente russo chamado Alex, - Me vê um desses do "Bauru" -. Na mesma noite, outros freqüentadores pediram o novo sanduíche, dizendo que queriam um "igual ao do Bauru". Nascia assim um dos mais famosos lanches do Brasil, hoje conhecido até em outros países.



Em Bauru o sanduíche foi divulgado por José Francisco Júnior (o Zé do Skinão) que conheceu Casimiro Pinto Neto em meados 1957. Transformou sua lanchonete (O Bar do Skinão) no principal ponto bauruense de divulgação do Sanduíche Bauru, o fazendo muitas vezes gratuitamente.



Atualmente o tradicional Sanduíche Bauru pode ser encontrado nos seguintes estabelecimentos: Skinão lanches (Rua Rio Branco esquina com Rua Júlio Maringoni); Bauru Chic (localizado próximo ao Bauru Shopping); Bar Aeroporto (no Aeroclub de Bauru); Buffet Mantovani (Av. Elias Miguel Maluf, 1-25), além do Bar e Restaurante Ponto Chic em São Paulo (Largo do Paissandu, 27).

 


Ingredientes:
Rosbife:

1 1/2 de contrafilé bem limpo, sem gordura ou nervo
Sal e pimenta do reino
2 cebolas medias picadas
3 colheres (sopa) de vinagre
4 colheres (sopa)  de óleo
4 colheres (sopa) de manteiga
Sanduíche:
300 g de rosbife
4 pães franceses
100 g de queijo prato de boa qualidade
100 g de queijo emmenthal
16 fatias de tomates
12 fatias de picles de pepino
Sal

Preparo:
Rosbife:

  • Tempere o contra file com sal e pimenta.
  • Coloque numa vasilha e junta a cebola e o vinagre. Deixe descansar por duas horas.
  • Amarre o contra file com barbante, para não perder a forma.
  • Espalhe a manteiga e óleo na frigideira e frite a carne no fogo médio durante 15 minutos de cada lado.
  • Deixe esfriar, corte em fatias e sirva.
    Sanduíche:
  • Tire o miolo dos pães.
  • Disponha os rosbifes nos pães.
  • Derreta numa panela os queijos.
  • Coloque uma xícara (café) de água para facilitar. Misture bem os queijos, deixe derreter, ajudando com um garfo.
  • Coloque os queijos sobre o rosbife disponha também as fatias de tomate e, finalmente os pepinos.
  • Salgue levemente o tomate e o pepino por cima.
  • Sirva imediatamente, com os queijos bem quentes.

 

 

Últimas publicações

Como Anunciar no Pregão?

Entre em contato!

14-9.9772-4252

Contrato de Adesão

Imobiliária Natal

Rua 29 de Outubro,7-93 - Jd. Panorama

Bauru - SP - CEP - 17011-050

14-9.9772-4252

Todos direitos reservados

Visitante nº: 1138495

Site by Cpwm - Comunicação
Newsletter

Fique por dentro de todas as novidades sobre imóveis e muito mais.

X